Avaliação e Intervenção Psicopedagógica
Avaliação e Intervenção
A avaliação e intervenção psicopedagógica visa compreender individualmente como a criança aprende e quais situações podem estar interferindo no seu processo de aprendizagem, fazendo com que, não consiga colocar todo seu potencial em prática. Normalmente é solicitada em situações onde há dificuldade de aprendizagem, por exemplo: repetência escolar, dificuldade na alfabetização, leitura, escrita, raciocínio lógico, desorganização, transtornos específicos (déficit de atenção com ou sem hiperatividade, dislexia, discalculia, autismo) e outras circunstâncias que podem causar baixo desempenho escolar. Com apoio e intervenção adequados, os profissionais da área (Psicopedagogo ou Neuropsicopedagogo) podem facilitar o sucesso na vida escolar, social e construir autonomia e independência.
Individualidade
A avaliação e realizada de acordo com a necessidade de cada indivíduo, onde utiliza-se materiais específicos como testes quantitativos e qualitativos, materiais de apoio e conhecimento dos processos educacionais. Após a avaliação, é realizado um plano de intervenção de acordo com as necessidades levantadas no processo avaliativo, visando a estimulação e melhoria das habilidades prejudicadas.